O Que é Doula ?

A palavra DOULA vem do grego e significa "mulher que serve". A doula é uma profissional treinada para servir a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal.

A função da doula é fornecer apoio emocional, físico e informativo à gestante. A presença da doula permite que os profissionais de saúde possam concentrar-se em suas atividades, pois a doula dará a atenção e apoio emocional que as parturientes precisam durante o trabalho de parto. A doula oferece alívio para as dores das contrações utilizando métodos não farmacológicos, como massagens, técnicas de relaxamento e respiração, exercícios, banhos e imersão em água quente, dicas de posições, durante o trabalho de parto e parto, oferecendo principalmente encorajamento e apoio emocional.

o que a doula faz

A doula na gestação e parto

A presença da doula aumenta muito a satisfação geral da mulher e da família com a gravidez e o parto. Ao fornecer suporte emocional e informação à mulher grávida, a doula tem um impacto muito positivo em relação ao parto. O propósito da doula é ajudar a mulher a ter um parto seguro, memorável, prazeroso e feliz.

Pós-parto

No pós-parto, a doula providencia informação baseada em evidências sobre assuntos como aleitamento, recuperação física e emocional do parto, conexão mãe e bebê e cuidados básicos com o recém-nascido. Ela está ali para ajudar a nova família naqueles primeiro dias e semanas que podem ser bastante desafiadores para todos.